Alguns benefícios terapêuticos desse ásana:
1) Estimula a circulação sanguínea no corpo inteiro, levando sangue rico em oxigênio a todas as regiões;
1.1) Relaxa, rejuvenesce e revitaliza o corpo;
2) Permite que as células da cabeça recebam mais sangue, tornando o cérebro mais saudável;
3) Tonifica a musculatura da coluna, pescoço, ombros, braços, tronco e abdômen;
4) Acalma a mente e os pensamentos;
5) Ameniza retenção de líquidos, problemas de varizes, peso e inchaço nas pernas;
6) Fortalece e equilibra o sistema nervoso, ajudando a combater insônia, ansiedade e stress;
7) Combate depressão e mudanças bruscas de humor;
8) Ajuda a prevenir dores de cabeça (mas não pratiquem enquanto estiverem com dores de cabeça, não será agradável)
9) Melhora a digestão;
10) Ameniza problemas como asma, bronquite e sinusite (porém não pratique em casos de crises ou diante de alguns sintomas).
*Importante lembrar que o corpo humano e as posturas de Yoga não funcionam de forma isolada. Esses benefícios e efeitos psicológicos mencionados no texto mais acima são oriundos de uma prática pessoal completa ou de uma aula bem orientada.
P.S.: Para iniciar procure a supervisão cuidadosa de um professor preparado e competente para ter sucesso na prática, bem como para evitar lesões.
Namastê! ✿
SIRSASANA (pouso sobre a cabeça): śīrṣa = cabeça; āsana = postura.
Se o Yoga é uma grande empreitada no caminho em direção ao nosso Ser, é em Sirsasana que encontramos boa parte da força para essa busca. É no centro do corpo em equilíbrio que vislumbramos essa força. Quando a pergunta “Quem sou Eu?” parece se perder em meio ao aparente, ou quando perdemos o caminho dessa busca em falsos atalhos, executar Sirsasana reaviva a verdadeira busca porque nos coloca de volta ao nossocentro, onde retomamos o vigor do nosso propósito.
Não é à toa que este ásana é apelidado de “rei das posturas”. Quando ficamos de ponta-cabeça, somos forçados a abrir mão de nossa orientação “normal” e resinificar nossos temores. Se o medo nos fecha, sisasana nos abre e faz do medo impulso e não obstáculo.
Além disso, esse ásana tem grande efeito sobre nossas perspectivas de mundo e, consequentemente, sobre nossas relações com os outros.
Ao nos colocar em uma posição diferente mudamos nosso olhar e podemos ver através de outra ótica um mesmo cenário. Isso, flexibiliza nossa mente e nossas idéias e a forma como as colocamos no mundo.
Somos encorajados a ver, a rever e a mudar de forma consciente o suficiente para abandonar a antiga perspectiva de quem somos. E, assim, podemos perceber o outro além daquilo que ele apresenta também.
E essa é uma ótima postura para se colocar no mundo, não é mesmo?! ✿
OM TAT SATT
Texto adaptado da minha querida amiga Prof de Yoga Jamile Mileipe