PUJA

PUJA – GANESHA

Pūjā significa literalmente “oferenda”. Consiste em fazer uma série de visualizações, que começa no convite que fazemos para que a deidade se manifeste. Esse convite é similar a receber uma visita em nossa casa. Quando essa visita chega, o primeiro que fazemos é trazer a pessoa para nossa sala e oferecer algo para beber e comer, etc. Na pūjā, fazemos a mesma coisa, invocando a presença de Gaṇesha e oferecendo-lhe, sucessivamente, água para lavar seus pés e mãos, para beber e purificar-se, e as oferendas, em forma de alimento ou outras. A oferenda externa é o caminho da ação (kriyā). A oferenda internalizada é o caminho do Yoga. Ambas juntas fecham o círculo que sustenta o praticante em sua vida espiritual, fortalecendo e atualizando na vida cotidiana a resolução de levar adiante a busca pela compreensão total da sua real identidade. Esse é o verdadeiro alicerce do objetivo final da prática: mokṣa, a libertação do sofrimento, das aflições, dos condicionamentos e dos débitos kármicospassados. O PROPÓSITO DO PUJA É PURIFICAR O ASTRAL E A ENERGIA SUTIL, ESTABELECER CONEXAO COM O MUNDO INTERIOR E INVOCAR A PRESENÇA DO DIVINO ॥ हरिः 1.Oṁ dhyānam samarpayāmi — medito sobre Śrī Gaṇapati 2. Oṁ avahanam samarpayami — invoco a força de Śrī Gaṇapati 3. Oṁ ratnasiṁhāsanam samarpayāmi — ofereço um trono com pés de leão a Śrī Gaṇapati 4. Oṁ pādyam samarpayāmi — ofereço água para lavar os pés de Śrī Gaṇapati 5. Oṁ ārghyam samarpayāmi — ofereço água para lavar as mãos de Śrī Gaṇapati 6. Oṁ acamānīyam samarpayāmi — ofereço água para Śrī Gaṇapati 7. Oṁ snānam samarpayāmi — ofereço água para o banho de Śrī Gaṇapati 8. Oṁ mahābhiśekam samarpayāmi — faço a aspersão da água sagrada para Śrī Gaṇapati 9. Oṁ pratiṣṭāsamarpayāmi — ofereço assento a Śrī Gaṇapati, para que permaneça entre nós 10. Oṁ vāstram samarpayāmi — faço a minha oferenda a Śrī Gaṇapati Oṁ Gaṁ Gaṇapataye namaḥ, REPETIR 27, 54 OU 108.

  • Oṁ avahanam na janami na janami visārjanam pūjānacaiva na janāmi kṣamyatam parameśvara mantrahinam kriyāhinam bhaktihinam sureśvara || yat pūjitam mayadeva paripūrṇam tadastume anyatha śaranam nasti tvameva śaranam mama tasmat karuṇyabhāvena rakṣa rakṣa Gaṇeśvara || Oṁ tat sat Oṁ ||
  • Significado:Vakratunda – Tromba curvada Mahakaya – Corpo maciço Surya – Sol Koti – Bilhões Sama – IgualPrabha – Esplendor Nirvighnam – Sem obstáculos Kurume – Me dê Deva – Deus Sarva – TodosKaaryeshu – Atividades Sarvada – Sempre
  • Tradução“Querido Ganesha, nós não conhecemos os meios corretos de invocar-te e de comunicar-nos contigo, em tua forma real. Não recebemos o conhecimento exato dos rituais, portanto, deves ignorar e perdoar quaisquer erros ou omissões que tenhamos cometido, Gaṇapati. Não conhecemos os mistérios dos mantras ou dodharma, e ignoramos as sutilezas da verdadeira devoção. Não obstante, pedimos teu perdão. Aceita por favor nossas oferendas, do jeito que foram feitas, tomando-as como exatas e completas. Tu eres nosso único refúgio, Ganesha. Com tua natureza de plenitude, proteje àqueles que te adoram”.  Oṁ tat sat Oṁ 
  • ॥ हरिः ॐ 

Preparações para o Pooja

 O primeiro passo é arrumar e limpar a casa. Em seguida, tomar banho e vestir roupas limpas. Com a casa e os moradores limpos, preparar o que vai ser servido de alimento à deidade.

 Você pode fazer todo o processo ouvindo Mantras e Bhajans de Ganesha.

 Você pode fazer um Rangoli (desenho geométrico feito no chão) à giz, pó colorido ou decorado com flores para receber a deidade.

 Separar todos os itens que serão oferecidos à deidade em um canto próximo de onde será instalado o Ganesha

Passo a Passo para o Ganesha Pooja

 Passo 1 – Instalar o altar e o murthi ou quadro

 Passo 2 – Oferecer flores

 Passo 3 – Oferecer água para beber

  Passo 4 – Oferecer incenso ou essência

 Passo 5 – Oferecer água para banho

 Passo 6 – Oferecer roupas limpas, colocá-las ao lado ou na deidade

 Passo 7 – Oferecer kumkum

Passo 8 – Oferecer lamparina à óleo. Fazer um pequeno Arati (do sânscrito: aquilo que remove a escuridão) circulando a chama três vezes no sentindo horário ao redor da deidade.

 Passo 9 – Oferecer alimentos (na foto: castanha do pará, damasco seco, pedaço de rapadura). Os alimentos oferecidos à deidade são consumidos ou distribuídos após meditação e orações.

 Passo 10 – Mantra, oração e meditação à Ganesha:

 Om gan ganapataye namaha

 Shree Vakratunda Mahakaya Suryakoti Samaprabha

 Nirvighnam Kuru Me Deva Sarva-Kaaryeshu Sarvada

 Significado:

Vakratunda – Tromba curvada

 Mahakaya – Corpo maciço

 Surya – Sol

 Koti – Bilhões

 Sama – Igual

 Prabha – Esplendor

 Nirvighnam – Sem obstáculos

 Kurume – Me dê

 Deva – Deus

 Sarva – Todos

 Kaaryeshu – Atividades

 Sarvada – Sempre

Saudações ao supremo Senhor Ganesha, cuja tromba curvada e corpo maciço brilham como milhões de sóis. Por favor, me abençoe removendo gentilmente todos os obstáculos que eu possa encontrar em minhas atividades e esforços.

 

Comments are closed.