Os Purusharthas são os valores inerentes ao Universo: Artha
(valores econômicos), Kama (prazer), Dharma (retidão) e Moksha
(liberação). Os Purusharthas são o modelo para a realização humana.
Trabalhar com eles ajuda você a criar uma vida significativamente
equilibrada e satisfatória no nível mais profundo e holístico.
Eles oferecem uma maneira de avaliar sua vida e tomar boas decisões .
Conhecer seus objetivos traz significado à sua prática espiritual.
Purushatha significa “para o propósito do Self. Reserve um momento
e pergunte a si mesmo: ‘Estou administrando minha vida de forma a
apoiar meu crescimento espiritual?’ e ‘O que eu realmente, realmente
quero no nível da minha Alma?’
Os textos védicos originais apenas sugeriam os três objetivos de
Dharma, Artha e Kama . Na era upanishádica posterior, quando
as pessoas começaram a buscar uma consciência superior, o quarto
objetivo de Moksha foi acrescentado. Embora os três primeiros estejam
um tanto entrelaçados, acredita-se que a “ação correta” do Dharma é
um requisito necessário para que Artha seja significativo e a abundância
de Artha será necessária para sustentar Kama. O caminho para a
liberação ou iluminação de Moksha é sustentado pela interação
harmoniosa de Dharma, Artha e Kama .
1.Dharma significa verdade, maneira correta de viver e comportamentos
humanos considerados necessários para a ordem das coisas no mundo.
Em uma escala maior, refere-se à lei ou regras cósmicas que criaram o
Universo a partir do caos.
Em um nível individual, você pode pensar no Dharma como seu verdadeiro
propósito na vida ou a base ética na qual você vive sua vida. Isso é também:
Ser consciente em suas ações, palavras e pensamentos.
Ter compaixão e sensibilidade para com as necessidades dos
outros.Estar desperto para a existência do Divino dentro de você.
Em última análise, o Dharma leva você a lembrar quem você realmente é.
Dharma também traz estabilidade e ordem, uma vida que é legal e
harmoniosa, e o esforço para fazer a coisa certa, ser virtuoso, ajudar
os outros e interagir com sucesso com a sociedade. O grande texto
indiano, o Bhagavad Gita , diz: “ O maior abandono do Dharma é
abandonar os desamparados em seus momentos de necessidade”.
2.Artha é a segurança de ter o conforto material que você precisa
para viver no mundo com tranquilidade. Enquanto algumas pessoas
pensam que ser espiritual significa ser pobre, Artha não significa
rejeitar o mundo, mas se contentar com as coisas que você possui.
É viver habilmente em um mundo de objetos materiais que existem
para seu benefício.Artha é uma das dignidades humanas básicas – t
er bens suficientes para viver e cuidar de sua família, sem acumular
ou ser ganancioso. Artha orienta você a fazer a pergunta: “O que eu
vejo como verdadeiramente valioso?”As necessidades variam de pessoa para
pessoa. Artha inclui tudo em seu ambiente que lhe permite viver uma vida
gratificante e também os meios para alcançá-la. Inclui conhecimento, amizades,
amor, carreira, habilidades, boa saúde e prosperidade. Os Upanishads nos
dizem: “ Não há alegria na pequenez, a alegria está no infinito”.Em última
análise, Artha é a busca de atividades e meios necessários para uma vida alegre
e prazerosa. O Vedanta diz que você deve:Descubra uma maneira para que o
dinheiro corra atrás de você e não o contrário.Faça um trabalho que seja
compatível com sua natureza e capacidades.Faça um trabalho que sirva à
sociedade.
3. Kama está relacionado a esse prazer, que pode ser sensualidade, mas
também é arte, música, beleza, amor, intimidade, afeição, companheirismo e
gentileza — é o que traz uma sensação de prazer à sua vida. Os tipos certos de
prazer levam você ao seu Dharma e o ajudam a cumpri-lo com paixão. Kama é
bom e necessário quando existe para apoiar o Dharma e se torna parte da
riqueza da vida. No entanto, Kama excessivo pode levar ao excesso de
indulgência, vício, preguiça, ganância e luxúria.Muitos ocidentais foram
apresentados ao Kama quando o antigo texto indiano, o Kama Sutra, se
tornou popular. Infelizmente, foi geralmente mal interpretado como um
manual de sexo; na verdade, é um guia para uma vida virtuosa e graciosa
que discute a natureza do amor, da vida familiar e de outros asp
ectos relacionados às faculdades da vida humana orientadas para o prazer.
Na verdade, descreve Kama como um aspecto essencial e alegre da existência
humana.O Vedanta nos adverte que Kama deve ser seguido com
pensamento, cuidado, cautela e entusiasmo, e estar livre de preocupações e
problemas egoístas. Conheça e busque quais prazeres estão saturados com a
Consciência Divina e estão encharcados nos êxtases da alma. Em última análise,
o Kama mais elevado é o desejo de Unidade com o Divino.
4.Moksha é a sua verdadeira natureza — é quem você realmente é. Inclui:emencipação,
libertação, ciclo nascimento e morte, liberdade da ignmorância, autoconhecimento,
consciência, remoção dos obstáculos, compaixão.O Vedanta nos diz que a
libertação vem para aqueles que conhecem Brahman como aquilo que é a
origem e o fim de todas as coisas, o princípio universal por trás e na fonte de
tudo o que existe, e a consciência que permeia tudo e todos. Tal realização
vem do autoconhecimento e da autodisciplina. Moksha é autodisciplina tão
perfeita que se torna inconsciente, uma segunda natureza, uma compreensão
não mundana e um estado de bem-aventurança. Essa libertação vem de uma
vida vivida com pureza interior, mente alerta, guiada pela razão, inteligência e
realização do Eu Supremo que habita em todos os seres. Como diz o poeta
Rumi, “ Todo o Universo existe dentro de nós, pergunte tudo a você mesmo”.
Enquanto Lao Tzu nos diz: “Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si
mesmo é Iluminação.”Moksha é visto como uma liberação final da ilusão da
vida. Os Upanishads descrevem o indivíduo liberado como aquele que trata os
outros com respeito (independentemente de como os outros o tratam); devolve
a raiva com palavras suaves e gentis; não espera elogios dos outros; nunca fere
ou prejudica qualquer forma de vida; sente-se tão confortável estando sozinho
quanto na presença de outras pessoas; e é humilde de mente clara e estável,
direto, compassivo e paciente.Sua jornada através dos Purusharthas
é lindamente resumida por Swami Chinmayananda, “ Que sua vida seja
simples e pura para que você conheça apenas a beleza. Que sua mente esteja
clara e tranquila para que você fale apenas da Verdade. Que seu coração se
encha de amor e compaixão para que você irradie Luz a todos que encontrar.
Que tudo o que você fizer seja abençoado com a Graça Divina.”
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